Use este identificador para citar ou linkar para este item: http:/livroaberto.ibict.br/handle/1/785
Título: Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação
Autor(es): Rocha, Eliana da Conceição
Sousa, Márcia de Figueiredo Evaristo de
Palavras-chave: Ciência da Informação
Serviço de informação
Produto de informação
Metodologia de avaliação de produtos de informação
Metodologia de avaliação de serviços de informação
Análise heurística
Gestão da informação
Data do documento: 2010
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Citação: ROCHA, Eliana da Conceição; SOUZA, Márcia de Figueiredo Evaristo de. Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação. Brasília: Ibict, 2010. 80 p., il.
Resumo: Os novos paradigmas da sociedade da informação e do conhecimento, configurando a necessidade de trabalho em rede de forma compartilhada, constituem parâmetros para a proposta do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), de realizar a avaliação de seus produtos e serviços para atender às reais necessidades de seus usuários. Considerando a variedade da comunidade de usuários e a diversidade dos produtos e serviços oferecidos pelo instituto, adotou-se, para essa avaliação, uma metodologia híbrida que compreende a aplicação de três procedimentos: 1) avaliação qualitativa com base na abordagem Sense-Making, de Brenda Dervin, por meio de entrevistas estruturadas. Para a análise dos resultados aplica-se a técnica dos incidentes críticos de John C. Flanagan; 2) avaliação quantitativa a partir de formulários eletrônicos disponibilizados nos sites dos produtos e serviços avaliados; 3) aplicação das heurísticas de Jakob Nielsen para avaliação da usabilidade das páginas Web dos produtos e serviços. Com essa triangulação de métodos espera-se obter uma visão contextualizada das práticas informacionais dos usuários e enriquecer as condições de uso dos produtos e serviços oferecidos; conhecer o grau de satisfação dos usuários e a extensão do acesso e uso dos produtos e serviços, bem como obter informações sobre a facilidade com que os usuários se relacionam com as interfaces desses produtos e serviços.
Descrição: 80 p., il.
URI: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/785
ISBN: 9788570130686
Aparece nas coleções:Livros
Gestão da Informação em C&T

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação.pdfLivro em pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação.epubLivro em epub1,12 MBepubVisualizar/Abrir