Use este identificador para citar ou linkar para este item: http:/livroaberto.ibict.br/handle/1/785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Eliana da Conceição-
dc.contributor.authorSousa, Márcia de Figueiredo Evaristo de-
dc.date.accessioned2012-12-11T21:38:43Z-
dc.date.available2012-12-11T21:38:43Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationROCHA, Eliana da Conceição; SOUZA, Márcia de Figueiredo Evaristo de. Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação. Brasília: Ibict, 2010. 80 p., il.pt_BR
dc.identifier.isbn9788570130686-
dc.identifier.urihttp://livroaberto.ibict.br/handle/1/785-
dc.description80 p., il.pt_BR
dc.description.abstractOs novos paradigmas da sociedade da informação e do conhecimento, configurando a necessidade de trabalho em rede de forma compartilhada, constituem parâmetros para a proposta do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), de realizar a avaliação de seus produtos e serviços para atender às reais necessidades de seus usuários. Considerando a variedade da comunidade de usuários e a diversidade dos produtos e serviços oferecidos pelo instituto, adotou-se, para essa avaliação, uma metodologia híbrida que compreende a aplicação de três procedimentos: 1) avaliação qualitativa com base na abordagem Sense-Making, de Brenda Dervin, por meio de entrevistas estruturadas. Para a análise dos resultados aplica-se a técnica dos incidentes críticos de John C. Flanagan; 2) avaliação quantitativa a partir de formulários eletrônicos disponibilizados nos sites dos produtos e serviços avaliados; 3) aplicação das heurísticas de Jakob Nielsen para avaliação da usabilidade das páginas Web dos produtos e serviços. Com essa triangulação de métodos espera-se obter uma visão contextualizada das práticas informacionais dos usuários e enriquecer as condições de uso dos produtos e serviços oferecidos; conhecer o grau de satisfação dos usuários e a extensão do acesso e uso dos produtos e serviços, bem como obter informações sobre a facilidade com que os usuários se relacionam com as interfaces desses produtos e serviços.pt_BR
dc.language.isopotpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)pt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectServiço de informaçãopt_BR
dc.subjectProduto de informaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia de avaliação de produtos de informaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia de avaliação de serviços de informaçãopt_BR
dc.subjectAnálise heurísticapt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.titleMetodologia para avaliação de produtos e serviços de informaçãopt_BR
dc.typeDocumento técnicopt_BR
Aparece nas coleções:Livros
Gestão da Informação em C&T

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação.pdfLivro em pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação.epubLivro em epub1,12 MBepubVisualizar/Abrir